Hummús ou Pasta de Grão de Bico



Se há alimento que me deixa completamente satisfeita e feliz é o grão de bico. Costumo cozer simplesmente e acrescentar bastante cebola, alho, coentros e salsa, regar com azeite extra virgem por cima que fica um completo manjar dos deuses. 

No entanto, já andava com vontade de fazer uma receita diferente mas que pudesse cozinhar com o tão aclamado grão de bico. E então, pensei, pensei, pensei e decidi fazer algo que pudesse incluir num encontro de amigos, como aperitivo ou simplesmente como acompanhamento e decidi-me pelo Hummús de Grão.

Hummús em hebraico quer dizer "grão de bico", é um prato típico da culinária Israelita, feito à base de grão de bico cozido, triturado e temperado, sendo uma das comidas mais antigas do mundo. 

É também um prato muito vegetariano, e talvez por isso, tenha provado esta iguaria pela primeira vez à uns 10 anos atrás, num famoso Restaurante Vegetariano em Lisboa http://jardimdosentidos.com/

Sem glúten, rico em proteínas, ferro e fibras, o hummus de grão pode ser servido com pão pita, mais conhecido como pão sírio, com tostas integrais, mas também com pedaços de cenoura, talos de aipo ou pepino que fica uma verdadeira delícia. 

E agora vamos à receita!!!

Ingredientes:

1 chávena de grão devidamente demolhado em água 8 a 12 horas 
1/2 limão
ervas aromáticas: salsa e coentros (opcional porque a receita tradicional não leva ervas )
2 dentes de alho
Flor de sal q.b. ( utilizei duas colheres de chá )
pimenta preta ( opcional)
Azeite de Oliva Extra Virgem ( utilizei 3 colheres de sopa ) 
Especiarias: pimentão doce, gengibre e curcuma ( opcional)

Colocar os grãos a cozer num tacho ou na panela de pressão durante uns 40 minutos até ficarem completamente cozidos . Quando esse tempo tiver terminado, triturar os grãos na bimby juntamente com um pouco da água da cozedura uns 30 segundos, de forma a deixá-los mais cremosos. 

Juntar os restantes ingredientes, o sumo de meio limão, os dentes de alho, a flor de sal, as especiarias, as ervas e o azeite, triturando tudo de uma só vez, durante uns 5 minutos na vel 6 até ficar com uma massa homogénea. 

De seguida, colocar o hummús numa taça com um fio de azeite por cima e levar ao frigorífico até servir. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário