Beringela estufada com legumes, bulgur e feijão preto



Hoje fiz um estufado de legumes com um cereal muito utilizado na culinária vegetariana. Chama-se Bulgur ou Triguilho e é rico em vitamina A, cálcio e magnésio. Gosto especialmente do seu sabor, da textura e da sua versatilidade.

Pode ser consumido em pratos variados muito semelhantes ao arroz, tanto cozidos, estufados ou guisados, bem como em sobremesas ou doces. Estou a pensar um dia destes fazer uma sobremesa com este maravilhoso e delicioso cereal e depois escrevo aqui a receita. 

Ingredientes:

300 g de Feijão Preto devidamente demolhado 8h a 12h
1 chávena de Bulgur
1/2 chávena de água
1 Beringela
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 alho francês
1 cebola
1 dente de alho
azeite q.b.
1 ramo de alecrim
Coentros a gosto
1 pitada de pimentão doce
Curcuma a gosto 
1 pitada de alho em pó


Demolhar o feijão preto em água entre 8 a 12 horas. Depois deitar a água da demolha para as plantas ou flores que tenha em casa ( não desperdice água que faz falta) e cozer o feijão em água nova num tacho, panela de pressão ou na bimby. Após a sua cozedura retirar a água e reservar o feijão. 

Num tacho, faça o bulgur com duas medidas de água e uma do cereal. Acrescente uma pitada de sal e quando começar a ferver retire a tampa, mexa um pouco e deixe cozinhar durante 15 minutos.Quando terminar reserve. 

Corte finamente uma cebola, o alho e os pimentos. Adicione-os a um wok com um fio de azeite e deixe alourar juntamente com o alecrim, a curcuma, o pimentão doce e o alho em pó. 

Acabe de cortar aos triângulos ou cubos a beringela e o alho francês para adicionar ao refogado e deixe cozinhar uns três minutos juntando um molho de coentros bem fininhos. Acrescente 1/2 chávena de água e aguarde que levante fervura. 

Disponha num prato um terço de feijão preto, do bulgur e do estufado de legumes e para acompanhar o bulgur coloque uns quadradinhos fininhos de pimento vermelho crú por cima. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário