Bolinhos de Grão e Batata Doce com Sementes de Chia



Sempre gostei de grão, o sabor é óptimo e remete sempre para um prato que adoro fazer que é grão com cebola, alho, salsa e coentros com um fio de azeite! É simplesmente divinal! 

Esta receita surgiu porque tinha um resto de grão e batata doce cozida no frigorífico e como nunca apreciei desperdiçar comida lembrei-me de fazer estes bolinhos! Espero que gostem!


Preparação:

300g de grão devidamente demolhado em água pelo menos 8 horas
1 batata doce cozida
1 colher de sopa de sementes de chia demolhada 15 minutos em água morna
1 pouco de farinha de arroz para moldar
Mix salada de rúcula
1 pouco de Milho doce
1 cebola roxa
1/2 couve roxa ralada
1/2 cenoura ralada
1 courgete ralada em modo "esparguete"
1 tomate
1/2 pimento vermelho
azeite q.b.
temperos: Curcuma, paprika, alho em pó e alecrim

Cozer o grão, a batata doce e demolhar 1 colher de sopa de sementes de chia em 12 colheres de sopa de água numa taça. 

Leve um tacho ao lume e faça um refogado com um fio de azeite, uma cebola roxa e metade de um pimento vermelho cortado finamente, vá mexendo e deite os temperos a seu gosto, no meu caso gosto sempre de colocar uma pitadinha de de curcuma, paprika, alho e alecrim. 

Entretanto, triture o grão com a batata e junte ao refogado mexendo sempre, adicionando de seguida as sementes de chia demolhadas e continuar a mexer até ganhar uma boa consistência para se moldar os bolinhos com um pouco de farinha de arroz. 

Leve ao lume um wok ou uma frigideira e frite os bolinhos em azeite. Pode sempre levá-los ao forno que fica mais saudável. Fiz das duas maneiras e ficaram igualmente saborosos. Deve dar para uns 10 ou 12 bolinhos. 

Coloque num prato uns 3 ou 4 e acompanhe com salada de rúcula e vegetais como tomate, milho, couve roxa ralada, cenoura ralada e termine no prato com um "esparguete" de courgete que fica delicioso e bem bonito. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário