Bolo de Alfarroba com Beterraba e Amêndoa





Já fiz este bolo de alfarroba com côco ou com beterraba várias vezes, mas ainda não tinha feito com frutos secos. E como tinha umas amêndoas na minha despensa resolvi experimentar. 

Ficou com uma boa consistência e faz lembrar os bolos com chocolate que sempre foram dos meus bolos preferidos. 


Perdi a conta à quantidade de vezes que fiz bolos de chocolate, quer sejam com cenoura, com laranja, com côco e até com limão. 


Das últimas vezes que fiz bolo de alfarroba queria ter experimentado algo diferente mas não tinha aquele ingrediente especial. É que fazer bolos sem ovos é mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. 


Por isso, quando estava a fazer este bolo delicioso só me vinha à cabeça que na culinária vegetariana e vegana ainda há muito para descobrir, aprender e fazer. 


Tal é o sabor e a côr dos alimentos com que se cozinha.


Ingredientes: 


200 g de farinha de trigo integral

150 g de farinha de trigo normal
20g fermento em pó 
125 g Farinha de Alfarroba
200 g açucar mascavado ou outro adoçante a gosto
Meia Chávena de óleo de côco ( mas pode ser normal)
Meia Chávena de água
1 beterraba cozida
125g de amêndoas trituradas

Retire a pele da beterraba e coza num tacho sem sal. De seguida, corte aos bocados e reserve uns minutos. Numa tigela grande deite a farinha de trigo integral e a farinha de trigo normal peneirada com o fermento e junte a farinha de alfarroba com o açucar mascavado envolvendo bem.


Triture a beterraba e as amêndoas e vá juntando ás farinhas, ao açucar e ao fermento com a água e o óleo envolvendo levemente com uma vara de arames até formar uma massa cremosa.


Se entretanto verificar que com a água própria da beterraba o bolo já fica com uma boa textura acrescente apenas o que achar bem de água e de óleo.

Verta o preparado para uma forma untada com óleo de côco e farinha e leve ao forno por 30 minutos a 160º depois de pré aquecido a 180º. 

Quando terminar, deixe arrefecer e desenforme. Decore por cima com uma mousse de chocolate com 70% de cacau e aquafaba ou leve um tacho ao lume com três colheres de sopa de cacau em pó, um colher de sopa de margarina vegetal e 5 colheres de sopa de uma bebida vegetal a gosto. Neste caso fiz com aveia. 


Para ficar ainda mais bonito pode decorar com morangos e mirtilos porque dá sempre um ar mais harmonioso. Bo
m apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário