Estufado de cogumelos com courgete acompanhado por batatas no forno aromatizadas com alecrim


Hoje foi um daqueles dias que me apetecia mesmo uma comida leve mas tinha que ser com batatas no forno. E lembrei-me que tinha no frigorífico uns cogumelos brancos deliciosos e uma courgete. Podia ter feito um "esparguete" de courgete com o espirilizador e ter juntado no final à salada de rúcula mas cogumelos sem nenhum legume não ficava lá muito bem e por isso decidi colocar a courgete como acompanhamento junto dos cogumelos. E assim foi. 

Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos brancos ( não comprem enlatados )
1 courgete
9 batatas brancas
Mix de salada e rúcula
1 tomate
1 pepino
1 alho
1 cebola roxa
1 pitada de flor de sal
ervas aromáticas: alecrim e tomilho
especiarias: paprika, curcuma e gengibre 

Cortei as batatas aos cubos e temperei com flor de sal, azeite, paprika e alho cortado bem fininho. Levei ao forno a 180 graus por uns 30 minutos. 

Entretanto, retirei os cogumelos da embalagem e lavei-os muito bem lavados em água corrente durante uns segundos, cortei aos bocados e coloquei num wok com um fio de azeite, a cebola cortada bem fininha juntamente com a curcuma, a paprika, o gengibre e um pouco de tomilho. 

Mexendo sempre para que os cogumelos soltem a água que lhes é característica e verificar novamente os temperos. Quando ficarem tenros retirar do lume e colocar num prato juntamente com mais um pouco de tomilho ou alecrim por cima, eu até oregaos ponho por cima, adoro ervas aromáticas e especiarias! 

Para finalizar junte ao prato uma quantidade das batatinhas feitas no forno e acompanhe com uma bela salada de rúcula com alface frisada, tomate e pepino. Tempere com azeite, flor de sal e limão! Espero que goste!

Sem comentários:

Enviar um comentário