Hamburguer de Feijão Preto, Batata Doce e Pimento Vermelho com Arroz Basmati




Fazer esta receita deixou-me de tal forma satisfeita, que já estou a pensar em alterar estes ingredientes por outros, de forma a ter sempre alternativas diferentes para fazer Búrgueres cá por casa. 

Podemos colocá-los depois de prontos no congelador, devidamente cobertos por pelicula aderente, num recipiente fechado e sempre que quisermos uma refeição rápida é só retirá-los e levar ao forno ou fritar em óleo de côco, que tal como já referi aqui no blog, aguenta altas temperaturas sem danificar a qualidade dos alimentos.

São muito fáceis de fazer, ficam com uma consistência muito harmoniosa e com uma textura muito característica.

Ingredientes: 

300 g de feijão preto devidamente demolhado entre 8 a 12 horas
2 batatas doces grandes
1 pimento vermelho grande
1 chávena de arroz basmati
Azeite
2 cebolas
2 ou 3 alhos
1 chávena pequena de farinha de arroz
ervas aromáticas secas: tomilho ou alecrim
1 folha de louro
1 pitadinha de alho em pó
especiarias: curcuma, paprika 

Cozer o feijão preto depois de ter sido demolhado durante a noite bem como as batatas doces. Quando estiverem prontos, triturar tudo muito bem apenas uns segundos e reservar. 

Cortar o pimento vermelho aos bocadinhos finos para ser adicionado mais tarde. Entretanto, levar um tacho ou wok ao lume e fazer um refogado com um fio de azeite, a folha de louro, o pimento vermelho, os alhos e a cebola cortados finamente. 

De seguida, levar o feijão e a batata ao refogado e envolver muito bem durante uns minutos, adicionando a paprika, a curcuma e o alho em pó. Colocar a massa num recipiente e adicionar um pouco da farinha de arroz para moldar os hamburgueres. Levar ao forno a 180 graus durante 20 minutos. Se preferir, pode fritar em óleo de côco uns 3 minutos de cada lado. 

Lave muito bem uma chávena de arroz basmati em água corrente e leve um tacho ao lume com um fio de azeite e uma cebola bem cortada finamente. Acrescente três chávenas de água e deixe cozinhar durante 10 a 15 minutos. Passado esse tempo fica pronto. 

Acompanhe com uma salada de rúcula, morangos, framboesas, mirtilos e polvilhe por cima com tomilho ou alecrim. Fica com uma refeição muito nutritiva e o prato fica com um aspecto maravilhoso. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário