Mousse de chocolate com 70% de cacau e Aquafaba





Uma das experiências mais incríveis que já tive nas minhas lides culinárias foi ter descoberto a Aquafaba! E perguntam vocês o que é isso da Aquafaba?! 

Aquafaba - do latim aqua ( água) + faba ( feijão, grão)  

É a água da cozedura do grão que se pode converter numa espuma ou numa espécie de "claras em castelo" http://aquafaba.com/index.html 

Sem ovos, sem lacticínios, sem glúten e vegan!

A descoberta da Aquafaba foi feita por um tenor francês de 33 anos, vegano e apaixonado por culinária, matemática, informática e música, que numa entrevista ao blog Vegactu http://www.vegactu.com/divers/rencontre-avec-joel-le-formidable-decouvreur-des-blancs-en-neige-a-base-de-pois-chiche-19193/ contou que a primeira espuma consistente surgiu da água do cozimento de feijões vermelhos, no final de 2014. 

Inconformado pelo facto de não existir até então uma espuma consistente criada apenas com vegetais, Joel Roessel começou a estudar como se forma a espuma e depois de tentar bater com a batedeira vários tipos de alimentos, finalmente descobriu que a água do grão de bico é a melhor para fazer uma espuma bem consistente. 

No início de 2015, outro jovem apaixonado por culinária vegana, Goose Wohlt http://www.vegancookery.net/ publicou uma receita estabilizada de merengue, e foi aí que várias pessoas começaram a partilhar e a atribuir a descoberta da aquafaba a ele. 

Descobertas à parte, adorei esta invenção. E nunca mais vou deitar fora a água do grão. Pode ser utilizada das mais variadas formas.

Esta nova era da culinária vegana é simplesmente incrível! Acredito que muito mais está por ser descoberto! Eu também vou continuar com as minhas experiências! 

E agora a receita:

Ingredientes:

1 tablete de chocolate sem leite com 70% de cacau biológico
300 ml da água de cozer o grão de bico demolhado
2 gotas de óleo essencial de laranja 
2 gotas de óleo essencial de menta

Demolhar o grão em água durante a noite. Após esse tempo, retirar essa água que pode ser reutilizada para as plantas e colocar o grão a cozer em nova água que vai ser utilizada para fazer a aquafaba. 

Cozer o grão num tacho, panela de pressão ou na Bimby. Depois do grão cozido passar por um passador e ter o cuidado de colocar um recipiente por baixo para deixar passar a água. 

Colocar o grão num recipiente e deixar arrefecer para depois colocar no frigorífico.

Quando a água da cozedura do grão estiver arrefecida levar ao frigorífico até ficar completamente fria. 


De seguida bater com a batedeira uns 10 a 15 minutos sem parar. 

Também pode fazer na bimby que também faz o mesmo efeito. Entretanto, parte-se aos bocados a tablete de chocolate e leva ao lume em banho maria. 

Juntar as "claras" ao chocolate derretido aos poucos mexendo sempre até ficar tudo homogéneo e cremoso. Juntar as gotas de óleos essenciais e mexer.

De seguida, coloca num recipiente ou em taças e leva ao frigorífico umas 4 a 5 horas. 

Quando for servir, decore com frutos vermelhos por cima que fica com um aspecto ainda mais bonito. 


Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário