Pataniscas de arroz basmati acompanhadas por "batatas" de polenta e salada de vegetais




Quando penso em pataniscas lembro-me sempre da minha avó Cristina. Ela cozinhava com tanto amor e carinho para toda a família, que dizia muitas vezes para mim própria, um dia quando crescer também serei assim. 

Nessa altura ela fazia estes deliciosos bolinhos com derivados de animais, mas apesar disso, o que me ficou na memória, foi aquele cheirinho a salsa e a coentros que ela colocava na massa. 

Adorava a minha avó, era uma pessoa muito especial, e em sua memória vou aqui recordá-la nesta maravilhosa receita de pataniscas, com ingredientes diferentes mas feitos da mesma maneira, com muito amor, alma e côr.

Decidi fazer as pataniscas com arroz basmati pois além de ser muito saboroso, faz muito bem á nossa saúde. Com um baixo indíce glicémico, o arroz basmati é mais nutritivo e saciante do que o arroz branco e dessa forma passamos mais horas sem vontade de comer.

A polenta surgiu nas minhas lides culinárias por um mero acaso. Sempre gostei muito de batatas, quer sejam assadas, cozidas, estufadas, no forno ou fritas. Andava à procura de uma alternativa à batata quando me surgiu a sêmola de milho. A primeira vez que fiz foi no forno e fiquei maravilhada com a sua textura e consistência, bem como o seu sabor. Um dia destes lembrei-me de experimentar cortar aos palitos e assim surgiu uma versão engraçada da batata normal. Dei o nome de "batata de polenta". Espero que gostem.

Ingredientes:

3 chávenas de água quente
1 chávena de sêmola de milho (podem comprar em qualquer loja da especialidade)
1 pitada de flor de sal
1 molho de coentros 
1 alho
1 chávena de arroz basmati
1/2 chávena de farinha de arroz
1 cebola roxa
azeite q.b. 

Colocar num tacho três medidas de água quente com uma medida de sêmola de milho e temperar logo de imediato com um fio de azeite, 1 pitada de flor de sal, 1 dente de alho e um pouco de coentros bem cortados fininhos. Pode colocar outra erva aromática que aprecie, como por exemplo, salsa ou tomilho. Mexer sem parar uns 10 a 15 minutos. 

Retirar do lume, colocar a polenta num recipiente quadrado e aguardar que fique frio. Após esse tempo, cortar em fatias quadradas ou em palitos, dependendo do que for fazer. Pode fritar a versão em palitos em óleo de côco que aguenta altas temperaturas sem danificar os nutrientes dos alimentos ou colocar no forno durante 10 minutos a 180º.

Para fazer o arroz basmati e adicionar às pataniscas, coloca num tacho um fio de azeite e uma cebola roxa cortada finamente. Deixar refogar uns segundos e colocar de seguida a chávena do arroz bem lavado em água corrente para cozinhar com tampa uns 10 a 15 minutos ou até ficar bem solto.

Findo esse tempo, retirar o arroz para um recipiente e reservar até que fique à temperatura ambiente. Entretanto, quando estiver bom junte a farinha e os coentros ao arroz e com a mão estenda essa massa e faça bolinhos em forma de patanisca com as mãos. Frite em óleo de côco ou em azeite, como preferir uns 3 minutos de cada lado e deixe escorrer para um prato com uma folha de papel. E ficam prontos. 

Acompanhe estas deliciosas pataniscas de arroz basmati e as "batatas de polenta" com salada de rúcula, tomatinhos cherry, cenoura ralada, mirtilos e framboesas. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário