Maionese de Castanha de Cajú






Desde que tomei consciência que devia de pensar numa alternativa às maioneses de compra que tenho andado a fazer experiências, a pesquisar sobre o assunto e a aprender como se pode fazer uma maionese deliciosa sem gorduras processadas. 

É que bem visto, o que vem dentro daqueles frascos de vidro é tudo menos saudável.

Numa das minhas pesquisas, descobri várias maioneses que experimentei de diversas maneiras, com novas dosagens e outros frutos secos mas no final esta ficou bastante homogénea, com uma boa textura e cremosidade. 

Pode ser usada para acompanhar em wraps, saladas, sandes ou pasteis e pataniscas.

Para esta receita utilizei cajús mas podem experimentar com castanha do pará, avelãs, nozes ou outros frutos secos à vossa escolha.

A única alteração feita á receita original, foi juntar à salsa um molho de coentros, porque para além do manjericão e da salsa, essa é a minha erva aromática preferida.


Ingredientes:

1 chávena (240 ml) de castanha de caju crua demolhada previamente 8 horas em água
1 dente de alho sem o miolo
1/2 chávena ( 120 ml) de água
1 colher (de sopa) sumo de limão
1/2 chávena ( 120 ml) de salsa e coentros bem picados
1 pitada de flor de sal
1/4 chávena ( 60 ml) de azeite
1/4 chávena (60 ml) de água para colocar aos poucos ( se necessário)

Colocar os cajus de molho num recipiente em água durante 8 horas. Findo esse tempo, escorra, passe por água e reserve. Juntar os cajus com o alho, a meia chávena de água e triturar na bimby muito bem uns breves segundos até obter uma pasta grossa. 

Se não estiver com uma boa consistência triture mais um pouco e vá colocando água, mas não muita porque se for em demasia pode não ficar com a textura de maionese.

Adicionar o limão, a salsa e os coentros, temperar com a pitada de flor de sal mais o azeite e triturar de novo mais uns segundos.

Por último, acrescente aos poucos 1/4 de chávena de água (mas se achar que não é necessário não ponha mais) e vá batendo até obter uma maionese cremosa e uniforme.

Servir como acompanhamento de uns pastéis de arroz com courgete e mix de salada fresca com tomate, pepino e abacate. Ver aqui a receita

Guardar a maionese no frigorífico uns 5 dias num frasco de vidro devidamente fechado. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário