Pizza Vegetariana de Quinoa


Desde que sou vegetariana que queria fazer uma pizza sem glúten. Tinha essa vontade e achei uma forma de fazer este género de pizzas que focam óptimas, muito práticas, saborosas e fáceis de fazer com os ingredientes que temos cá por casa.

Cada vez mais, estamos cientes, da forma como os alimentos chegam a nossas casas, portanto, se pudermos fazer a nossa comida bem caseira, para partilharmos com os nossos familiares e amigos não existe nada melhor na vida. 



A ideia era preparar esta receita sem parecer complicado, e não ter muito trabalho, já que com crianças em casa nem sempre é fácil. Juntá-las na cozinha para aprenderem a pôr as mãos na massa é muito divertido.
Juntei à massa 1 gota de óleo essencial de manjericão para dar aquele aroma muito característico das pizzas. 



Após algumas pesquisas e experiências, que tive ao longo de todo este processo, saiu uma massa de pizza com quinoa.

A quinoa é da família dos superalimentos, sendo considerada uma boa proteína, possui todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção do nosso corpo, contendo um elevado teor de magnésio, fósforo e manganês.


O seu sabor, textura e cremosidade são conseguidos através do seu cozimento, devendo ser demolhada de véspera de preferência durante a noite entre 8 a 12 horas antes de ser consumida.

Receita:

1 chávena de quinoa demolhada previamente em água durante a noite
1 colher sopa de fermento sem glúten
1 pitada flor de sal
1 colher de sopa azeite caseiro
1 chávena de molho de tomate caseiro
1 chávena de água morna ( se necessário )
1 pimento vermelho
1 embalagem de cogumelos frescos
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 chávena de espinafres e acelgas
óleo essencial: manjericão

Preparação:

Comece por lavar a quinoa com bastante água depois da demolha durante a noite. Num tacho cozer o cereal em duas chávenas de água, adicionando o sal e um fio de azeite. Reservar até ficar completamente fria.

De seguida, num liquidificador ou na bimby triturar a quinoa adicionando o fermento sem glúten e um pouco de água morna se necessário, de forma que o cereal não fique muito massudo nem muito liquido. Juntar o óleo essencial de manjericão.

Verter o preparado da massa para um recipiente redondo polvilhado com um pouco de azeite para não agarrar a massa e levar ao forno previamente aquecido a 200º durante uns 15 minutos aproximadamente ( mas ir dando uma olhadela sempre que possivel ).

Entretanto, triturar um tomate fresco grande e juntar por cima da massa, bem como o pimento vermelho e os cogumelos frescos bem cortados finamente. 

Levar ao forno por mais uns 45 minutos e ir vendo de vez em quando para a massa não agarrar ou ficar demasiado tostada.

Quando estiver pronta colocar por cima umas folhas de espinafres e manjericão. 
Regar com um fio de azeite e acompanhar com maionese de caju ou queijo vegano que pode ver aqui

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário