Croquetes de lentilhas, aveia e arroz basmati




Considero a lentilha uma das minhas leguminosas favoritas, não somente porque tem uma textura e um sabor muito característico, mas também porque me sinto muito bem quando estou a cozinhá-las, fico logo bem disposta e alegre para o resto do dia.

As lentilhas são leguminosas muito ricas em proteínas vegetais e carboidratos, estimulam a produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bom humor e bem-estar no nosso organismo. 

Por isso, ser tão fácil cozinhar estas leguminosas, quer seja em burgueres, croquetes, bolinhos ou pataniscas. Muito versáteis, podem ser cozinhadas e convertidas em tudo o que quisermos, desde que seja feito com muito amor, alegria e humor.

Inspirei-me no meu filho para fazer esta receita, pois ele iniciou por estes dias a escola, e como tal, precisa de levar pequenas refeições, como lanches e pequenos snacks para comer nos intervalos e ao almoço. Pensei logo em fazer esta receita em croquetes por ser mais simples e fácil para ele comer. 

Se quiserem fazer a receita podem alterar esta leguminosa por outra como grão de bico, feijão frade, feijão azuki, feijão preto ou vermelho, fica ao vosso critério, eu especialmente aprecio muito estas receitas com lentilhas, grão ou feijão preto. Podem também acrescentar ao preparado legumes como courgetes, pimentos vermelhos, batata doce ou batata normal. 

No entanto, não se esqueçam de demolhar as leguminosas de véspera pelo menos umas 8 horas antes de as cozinharem, para se tornarem mais digeríveis pelo organismo evitando alterações do funcionamento intestinal.


Ingredientes:

1 chávena de lentilhas castanhas demolhadas de véspera
1 chávena de arroz basmati demolhado de véspera
1/2 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de farinha de espelta
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
flor de sal q.b.
Especiarias: pimentão doce e cominhos (opcional)
Ervas Aromáticas: salsa, coentros ou manjericão (opcional) 

Preparação:

Para fazer as lentilhas basta deixá-las cozer num tacho com água durante uns 15 minutos. Deixar à temperatura ambiente e reservar.

Para fazer o arroz basmati, colocar num tacho um fio de azeite e uma cebola cortada finamente, deixar refogar uns segundos e adicionar de seguida a chávena de arroz, muito bem lavado em água corrente e deixar a cozinhar uns breves 10 a 15 minutos até ficar bem solto. Reservar.

Entretanto, fazer um refogado com a cebola, um fio de azeite e uma folha de louro mexendo muito bem até ficar com uma tonalidade amarelada durante uns 10 segundos. Apagar o lume e reservar.

Num recipiente, colocar as lentilhas cozidas escorridas e ir adicionando as especiarias a gosto, eu coloquei uma pitada de cominhos, um pouco de pimentão doce, e a pitada de flor de sal. 

De seguida, juntar ao preparado a farinha de aveia e espelta, mexendo com as mãos de maneira que a massa comece a descolar-se e a ficar com uma textura homogénea. 

Fazer os croquetes com as mãos para serem cozinhados em óleo de côco ou levar ao forno a 150º durante uns 20 minutos de cada lado. 

Acompanhar os croquetes com o arroz basmati e mix de salada fresca.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário