O que são e para que servem as Sementes de Chia e Linhaça

Muitas pessoas perguntam-me como é que se faz a substituição dos ovos na alimentação estrita vegetariana ou vegana. Costumo fazê-lo através das sementes de chia e das sementes de linhaça mas também pode ser feita com amido de milho, bananas maduras, algas agar agar, proteína de soja, sumo de maçã natural ou manteiga de amendoim em receitas salgadas ou doces, dependendo dos ingredientes a utilizar na altura da sua confecção.

A substituição do ovo faz-se da seguinte maneira: Num recipiente coloca uma colher de sopa de sementes de chia para 1/3 de um copo de água ( aqui é criado um líquido ligeiramente gelatinoso ) mistura essa pasta e aguarda 15 minutos até utilizar. Para a substituição de mais que um ovo é só dobrar as quantidades da mesma forma.

No entanto, estas sementes não servem apenas para a substituição dos ovos, também podem ser utilizadas em batidos, smoothies, iogurtes vegetais, ou até mesmo em saladas. 

As sementes de chia são um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Sendo uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, é rica em ácidos gordos e ómega 3.  Tem seis vezes mais cálcio do que o leite normal, três vezes mais ferro do que os espinafres e quinze vezes mais magnésio do que os brócolos.

Costumo comprar as sementes de Chia em diversas superfícies comerciais ou em feiras mas normalmente é no https://www.aldi.pt/ que costumo comprar com mais regularidade. 




As sementes de linhaça são consideradas as maiores fontes de ômega 3 existentes na natureza, retardando o envelhecimento das células permitindo manter a pele bonita. Melhoram a prisão de ventre, porque são ricas em fibras facilitando o trânsito intestinal. 

Ajudam a controlar o açúcar no sangue, pois a fibra que contém impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente. Diminuem o colesterol porque são ricas em fibras e ómega 3. Ajudam a emagrecer, já que as fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo o apetite exagerado. 

Reduzem o risco de doenças cardiovasculares, porque diminuem a absorção de gordura no intestino. Diminuem os sintomas da Tensão Pré Menstrual e da Menopausa, pois contêm boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam as hormonas femininas.

Para a substituição de um ovo é necessário colocar as sementes de linhaça num liquidificador até obter um pó com a textura de farinha, guardar esta mistura num recipiente de vidro bem fechado no frigorífico e utilizar consoante as suas receitas culinárias. 

Por cada ovo a substituir é utilizada uma colher de sopa da farinha moída de linhaça com 3 colheres de sopa de água. Depois é só adicionar aos seus cozinhados. Se necessitar de mais ovos é só dobrar a receita da mesma forma.

Costumo comprar as sementes de linhaça em diversas superfícies comerciais ou em feiras mas normalmente é no https://www.aldi.pt/ que costumo comprar com mais regularidade. 

Fonte: www.tuasaude.com

Sem comentários:

Enviar um comentário