Pãezinhos de Queijo Vegan




Queria muito fazer pão de queijo sem ingredientes de origem animal, mas nem sempre tinha os ingredientes certos para fazer uma receita saborosa. E como fui ao Continente esta semana acabei por comprar polvilhos doce e azedo para fazer esta receita. 

Esta semana, como tenho andado a experimentar novas formas de fazer "queijos" vegan, aproveitei para fazer estes pãezinhos que ficaram especialmente deliciosos. 

Já tinha feito uma vez esta receita com batata normal e levedura de cerveja mas não apreciei muito o sabor pois ficaram demasiado densos. 

O segredo é colocar pouco sal, ir adicionando água devagar e em pouca quantidade para não ficarem demasiado líquidos por dentro.

Podem ser consumidos ao pequeno almoço ou num lanche acompanhados por um maravilhoso chá de ervas, bem como colocar na nossa mala dentro de um recipiente e comer como snack saudável durante o dia.


O polvilho azedo é indispensável na produção de pão de queijo, de biscoitos de polvilho ou outras receitas semelhantes pois faz crescer esses ingredientes que acabam por ficar com um tom torradinho por cima. 

O pão de queijo com polvilho azedo cresce mais do que com o polvilho doce, porém, o sabor acentuado do polvilho azedo, como o próprio nome indica, nem sempre agrada a todos os paladares. No entanto, a massa fica mais compacta e de sabor suave.

O polvilho doce provém da mandioca sendo obtido por secagem solar, enquanto que o polvilho azedo é obtido pela fermentação do polvilho doce. Após esse trabalho, o polvilho azedo é submetido à secagem, que é obrigatoriamente feita por método solar. 

Naturalmente sem glúten, estas são duas excelentes alternativas para pessoas com a doença celíaca ou que seguem uma dieta com restrição ao glúten. É um ingrediente que dá bastante consistência e deixa as receitas mais macias. 

Fonte: www.nutrirfuncional.com.br


Ingredientes:

1 batata doce
1/2 chávena de Polvilho Doce (compro no Continente)
1 colher sopa de Polvilho Azedo (compro no Continente)
1 colher de café flor de sal
1 colher sopa de água
2 colheres sopa de azeite ou óleo de côco

Preparação:

Lavar muito bem a batata doce em água corrente, cortá-la ao meio, deixar a pele e levá-la a um tacho ao lume para deixar cozer até ficar bem macia. Quando terminar de cozer aguarda que fique à temperatura ambiente para ser cortada aos pedaços.

Num recipiente, colocar os polvilhos, o sal, o azeite e a água mexendo muito bem adicionando a batata doce até ficar com uma massa cremosa que fique despegada das nossas mãos.

Por cima de uma travessa faça umas bolas com essa massa, para poder levar ao forno a 180º durante uns 20 minutos, se pretender que os pãezinhos fiquem mais duros por dentro, ou então uns 30 minutos se pretender que fiquem mais consistentes.

Terminado esse tempo, retire os pães do forno deixe arrefecer e coma de imediato mornos porque sabem melhor e ficam mais saborosos acompanhados por um chá a gosto

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário