Pãezinhos de espelta e aveia com tâmaras limão e cenoura


Sempre que faço pão fico com uma sensação de nostalgia, pois faz-me lembrar a minha infância, quando via a minha avó e a minha mãe fazerem pão caseiro em forno de lenha. 

Adorava sentir aquele cheiro, invadia todos os meus sentidos e a forma como amassavam o pão, o amor e o carinho que colocavam na sua confecção, fez-me crer que um dia também o faria do mesmo modo e com o mesmo sentimento. 

Desde essa altura que tenho feito receitas de pães caseiros, uns melhores e mais saborosos que outros, uns maiores outros mais pequenos, no entanto, nenhum deles ficou com um sabor tão característico como este. Talvez porque estava num dia inspirada! 

Contudo, todo o conjunto de sabores juntamente com as farinhas fez-me imenso sentido.


De qualquer maneira, com um filho de 5 anos que acorda mais cedo aos fins de semana sempre bem disposto e com fome, aproveitei para fazer estes pãezinhos ao pequeno almoço e também para o lanche, já que tinha tempo para fazer uma receita mais elaborada e deliciosa.

Fiz a receita um pouco a olho, no entanto, posso dizer-vos que ficou deliciosa, nutritiva, saborosa e sem açucares ou lacticínios nem produtos de origem animal.



Ingredientes:

1 chávena farinha de espelta branca (250g aproximadamente)
1 chávena farinha de centeio integral
1/2 chávena mistura de farinhas (comprei na Maria Granel)
1/2 chávena farinha de aveia (moída na bimby com flocos de aveia)
1 colher sopa de azeite
1 pacote de fermento para pão (7 gramas aproximadamente)
1 pitada de sal (opcional)
250 ml de água morna ( ou até ficar com uma massa que se solta das mãos)
1 colher sopa de sementes de papoila ou chia (opcional)
3 tâmaras medjool (opcional - comprei na Quinta da Pedra Branca)
umas gotas de meio limão (opcional)
raspa de meia cenoura

Preparação:

Colocar as farinhas num recipiente com as sementes e o sal mexendo muito bem. Reservar. 

Na bimby ou num pulverizador, pulverizar as tâmaras com um pouco da farinha de espelta alguns segundos e de seguida ralar o meio limão com as raspas de uma cenoura. Juntar as sementes de papoila e adicionar à mistura de farinhas.

Noutro recipiente dissolva o fermento em água morna e deixe descansar por uns 10 minutos.

Juntar o azeite ás farinhas mexendo sempre e amasse com as mãos logo de imediato para que a massa forme uma estrutura compacta mole e pouco seca. 

Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha de espelta ou água morna. Se preferir até pode amassar a massa na bimby de forma a ser mais rápido.  

De seguida, tape a massa com um pano e deixe levedar num local seco como o forno por exemplo, deixando a luz acesa a 40º mais ou menos uma hora até dobrar de volume.

Retire a massa e faça bolinhas com as mãos envolvendo-as em flocos de aveia. Coloque-as numa travessa com papel vegetal para deixar levedar por mais 30 minutos.

Colocar o forno a 180º e adicionar um copo de água quente no canto do forno para dar humidade ao pão. Deixe cozinhar durante 25 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Acompanhar com manteigas de oleaginosas como caju, doces, compotas ou simples assim.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário