Seitan com cogumelos em natas de arroz e batatas doce no forno aromatizadas com tomilho


O Seitan é um alimento bastante nutritivo que muito aprecio, pela sua consistência e textura, bem como pelas receitas que podem ser feitas das mais diversas formas. 

No entanto, como é feito à base de farinha de trigo contém glúten, e por isso, as pessoas celíacas não devem mesmo consumi-lo. Para quem tenha alguma intolerância a esta substância deve ter especial cuidado nesse sentido.

É um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. E é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.  



Tenho feito o seitan estufado ou guisado mas também já experimentei panado e assado no forno. No entanto, desta vez quis fazer de maneira diferente. Tinha um bom pedaço que comprei no Celeiro da marca Provida e aproveitei para fazer uma receita à minha maneira que ficou bem saborosa e estaladiça.


Ingredientes:

1 embalagem de seitan (comprei da Marca Provida
1 embalagem de cogumelos Paris
3 batatas doce grandes
1 embalagem natas de arroz (comprei no Aldi)
1 pitada flor de sal
1 cebola roxa pequena
2 dentes de alho
azeite extra virgem q.b.
2 folhas de louro
1 fio de Molho de Soja Tamari (sem Glúten - compro no Celeiro)


especiarias: acafrão das indias, pimentão doce
ervas aromáticas: tomilho

Preparação: 

Comecei por cortar o seitan em fatias finas (rendeu umas 6 fatias e o restante levei ao frigorífico para fazer outras receitas durante a semana) e fazer uma marinada com molho de soja tamari, um fio de azeite, 1 dente de alho cortado fininho, uma pitada de tomilho, uma pitada de pimentão doce e um pouco de açafrão das indias. Deixei repousar à temperatura ambiente por uma hora. 

Cortei as batatas doce aos cubos, juntei tomilho, flor de sal e pimentão doce por cima e levei ao forno pré-aquecido durante 20 minutos, mexendo de vez em quando até ficarem bem amarelinhas e tostadas por cima.


Numa frigideira, coloquei um fio de azeite, a cebola cortada bem fininha, a folha de louro e adicionei as fatias de seitan, deixei cozinhar uns 3 minutos de cada lado e adicionei um pouco de flor de sal. 

Quase no final de terminar de cozinhar, retirei as fatias para um prato e cortei-as aos quadrados, juntei de novo mas num wok os cubos de seitan, mexendo bem até ficarem tostados e estaladiços. 

Na frigideira, onde fiz as fatias de seitan, passei com um pano seco e juntei os cogumelos paris com um fio de azeite, 1 dente de alho e uma folha de louro. Deixei cozinhar bem os cogumelos depois juntei as natas de arroz e 3 minutos depois estavam prontos.

Acompanhei com pepinos laminados e tomatinhos cherry temperados em azeite, flor de sal e limão. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário