Tempeh Agridoce com Xarope de Arando, lascas de beterraba, tomatinhos cherry e mix de vegetais


Hoje o meu blog faz três meses de vida. E hoje também se celebra o Dia Mundial do Vegetarianismo. Desde que comecei com esta minha aventura, de escrever o que costumo cozinhar em casa na minha cozinha, que muitas coisas boas me têm acontecido, desde conhecer pessoas fantásticas e visitar sítios que me preenchem muito como pessoa até a conhecer novos sabores e novos alimentos podendo aprender a cozinhar com eles . 

Muitas das minhas receitas são feitas à base de produtos de origem vegetal, biológicos, como os vegetais, as verduras, as leguminosas, os legumes, bem como os cereais, as oleaginosas e as frutas.

Nesta receita que preparei para comemorar esta data, escolhi um ingrediente que se chama tempeh. Tem uma textura engraçada e uma côr muito interessante.

O Tempeh para mim, sempre foi aquele ingrediente estranho, com um sabor muito característico e até com uma personalidade muito própria. Mas com o passar dos anos, comecei a habituar-me à sua consistência e hoje em dia, posso dizer com toda a franqueza que é um dos produtos feitos à base de soja que mais aprecio.





Tal como o tofu, o tempeh é outro produto feito a partir do feijão de soja.
Na produção do tempeh os feijões de soja são descascados, demolhados e cozidos. Em seguida, são arrefecidos e inoculados com um bolor (Rhizopus), que faz fermentar o preparado. Da fermentação dos feijões de soja resulta a pasta chamada tempeh. 

Os feijões de soja ficam aglutinados entre si sob a forma de barras rectangulares compactas com cerca de 1,5 cm de espessura, num processo parecido com o da produção do queijo. Depois, permanecem cerca de 24h numa incubadora. No final deste processo, o tempeh está pronto a consumir.

O tempeh é ainda mais rico do que o tofu, pois por este processo não se perde nenhum nutriente do feijão de soja. Pode constituir uma fonte essencial de proteínas nas dietas sem produtos de origem animal, pois contém 19,5% de proteínas, ou seja, mais 50% do que os hambúrgueres normais. Não tem gorduras saturadas, é inteiramente livre de colesterol e contém apenas 157 calorias por cada 100 gramas.

O tempeh apresenta um sabor peculiar, lembrando o sabor de aves ou peixe, e uma textura elástica. Utiliza-se como substituto da carne em receitas tradicionais e pode ser grelhado, frito ou estufado com vegetais. 





Ingredientes: 

1 embalagem de Tempeh (compro na Provida)
1 pouco de óleo de côco (compro no Celeiro da marca NatureFoods)
1 pitada de flor de sal 
1 dente de alho
1 cebola pequena
sumo de 1 limão
1 folha de louro
água q.b.
5 colheres de sopa de Xarope de Arando (compro no Aldi)
especiarias: cominhos, gengibre, pimentão doce 
ervas aromáticas: manjericão

Preparação:

Para esta receita, o tempeh foi cozinhado da forma mais simples que se possa imaginar. Retirei o produto do invólucro e cortei-o em fatias de 2 cm cada. Fiz uma marinada com flor de sal, um pouco de óleo de côco, o dente de alho cortado aos bocadinhos muito fininhos e o sumo de um limão. 

Deixei a marinar durante uma meia hora. Passado este tempo, coloquei num wok um pouco de óleo de côco, a cebola cortada bem fininha, a folha de louro, uma colher de sobremesa de cominhos, gengibre e pimentão doce. 

Fui mexendo até essa mistura se formar e ficar num tom alaranjado. Adicionei por cima as fatias de tempeh e fui virando num total entre 5 a 7 minutos até ficarem com um tom bem acastanhado por causa das especiarias. Se necessitar, pode ir acrescentando água morna para não pegar no fundo do wok e mexendo sempre.

Quase no final, foi adicionado o xarope de arando para ficar com o sabor a agridoce e cortei umas folhas de manjericão muito fininhas para colocar por cima. Fica com um cheirinho muito agradável.

Para acompanhar pode laminar umas lascas de beterraba e temperar com um fio de azeite, flor de sal e vinagre balsâmico. Adicionar uns tomatinhos cherry cortados aos meio e um mix de vegetais que ficam uma delícia neste prato agridoce.

Bom apetite

2 comentários:

  1. Bom dia. Em Portugal existe agora um Tempeh artesanal que está fazer a diferença. É o Sal's Tempeh e pode ser adquirido nos principais mercados biológicos. Mais informações no perfil no Facebook do Sal's Tempeh :)

    ResponderEliminar
  2. Em conversas com amigos constou-me que é uma óptima alternativa com diversos tipos de tempeh muito bons e diferentes do habitual. Vou experimentar com toda a certeza. Muito obrigado pelo seu comentário.

    ResponderEliminar