Bolo de banana com cacau e tâmaras


A dia 15 de Novembro é a data comemorativa do meu aniversário. Gosto muito de fazer anos. Recebo umas prendinhas, uns telefonemas e mensagens de amigos e familiares, uns abraços e uns beijinhos do marido e do filho e fico de alma cheia. 

Este ano, e porque tenho este maravilhoso blog, tudo foi diferente, pois aqui desde Julho, escrevo as receitas que costumo fazer para a minha família e amigos. Por isso, fiquei a pensar que podia fazer um bolo diferente, delicioso e caseiro para me cantarem os parabéns.

Comecei por decidir que ingredientes podia utilizar e que fossem de acordo com a nossa época do ano, mais tarde de avental na mão e uma vara de arames na outra acabei por fazer um bolo muito saboroso que vou colocar aqui a receita no blog mais tarde. 



Este bolo fiz hoje e foi uma inspiração que me surgiu depois de reparar à muito tempo que o meu filho AMA bananas. Juntei os ingredientes todos e fui para a cozinha fazer o bolinho.



Receita:

250 ml bebida vegetal de amêndoa
290 g farinha de espelta
150g tâmaras medjool sem caroço
3 bananas muito maduras
4 cs óleo de côco
1 colher chá canela em pó
1 colher café bicarbonato de sódio
1 cs fermento em pó
1 pitada sal fino

Cobertura:

2 bananas
1 tâmara
2 cs de leite de côco ou natas vegetais
2 cs de cacau em pó biológico da nature foods

Preparação:

Pré aqueci o forno e untei uma forma com óleo e farinha.

De seguida, triturei as tâmaras com as bananas até formar uma massa cremosa.

Coloquei numa taça e juntei a bebida de amêndoa com o óleo de côco mexendo com uma vara de arames e depois deitei a farinha com a canela e o sal mexi mais um pouco e por fim juntei o fermento e o bicarbonato de sódio.

Nesta etapa não se deve mexer demais porque os bolos vegan precisam apenas de muito amor e carinho. Ficam bem melhores se forem mexidos com uma vara de arames aos poucos.

Deitei a massa na forma e levei ao forno durante 45 minutos ou até o palito sair limpo. Desenformei quando arrefeceu.

Para a cobertura, triturei muito bem as bananas e a tâmara com o leite de côco e o cacau em pó até ficar em creme.

Levei ao lume num tacho por uns minutos até engrossar e deitei por cima do bolo. Quando arrefeceu guardei no frigorífico até servir.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário