Croquetes de courgete com alho francês e cenouras


Fazer croquetes em casa é sempre uma aventura gastronómica, não somente porque se fazem das mais variadas maneiras, mas porque é só abrir o frigorífico, ver o que temos lá para dentro e deixar fluir a nossa alma criativa culinária.

Desta vez, como tinha muita courgete, alho francês e cenouras resolvi fazer uma espécie de croquetes amigos do ambiente, vegan, sem ingredientes de origem animal e muito saudáveis.



Ingredientes:

1 courgete ralada
2 cenouras raladas
1 alho francês
1 cebola 
1 dente de alho
1 folha de louro
farinha de espelta branca para moldar
farinha de aveia feita na hora com flocos para moldar
2 cs de amido de milho com 2 cs de água para substituir dois ovos
pão ralado qb 
óleo de côco
azeite qb

Preparação:

Numa frigideira fazer o refogado com um pouco de azeite, a cebola, o dente de alho e a folha de louro. Juntar a courgete e as cenouras raladas mexer uns segundos e adicionar o alho francês cortado muito fininho. Mexer mais um pouco até ficar completamente cozinhado.

De seguida, levar esta mistura a um processador ou à bimby e triturar muito bem durante uns minutos até ficar uma massa homogénea.

Retirar para uma taça essa mistura e juntar as farinhas moldando com as mãos até se despegar. Depois disso, adicionar um pouco de amido de milho para substituir um ou dois ovos nesta receita. 

Acabar por moldar esta mistura em croquetes, burgueres, douradinhos, nuggets ou pataniscas, consoante o gosto pessoal e o tempo disponível.

Levar ao frigorífico umas duas a três horas ou mais para que a massa possa ficar mais moldável e dura podendo ser cozinhada de forma muito mais fácil.

Assar no forno pré aquecido a 180º durante uns 20 minutos, ou seja, 10 minutos de cada lado ou levar uma frigideira ao lume com óleo de côco e fritar uns 3 minutos de cada lado.

Antes de fritar, passar os croquetes por um polme com 2 colheres de sopa de amido de milho e 2 colheres de sopa de água e depois por pão ralado, ficam muito melhores e mais crocantes.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário