Bolachas de Natal com tâmaras e abóbora


Fiz estas bolachinhas com tâmaras e abóbora, para serem degustadas depois da ceia de natal. Aconselho a acompanhar com um chá de erva príncipe ou lúcia lima para se sentirem mais aconchegados lá por casa. 

Gosto especialmente desta época do ano, não por causa dos presentes, ou de tudo aquilo que envolve o aspecto mais comercial, mas porque posso dar largas à minha imaginação e confeccionar receitas que vão poder ser experimentadas pela família e pelos amigos. 

Claro que a culinária vegetariana ainda é um "bicho de sete cabeças" para algumas pessoas, mas tenho tentado transmitir o contrário neste meu blog e sei que tem sido importante para muitas delas. 

Já me têm escrito para o blog, através da página no facebook, e deixam-me mensagens muito carinhosas, dizendo que fizeram esta ou aquela receita e que gostaram muito, que sentem o apelo para a mudança e que só precisam de um empurrão. Fico muito contente que o meu caminho sirva de exemplo para outros. 

Estas bolachas foram confeccionadas sem açucares refinados, sem lacticínios e sem ingredientes de origem animal. 

Quem diria que se conseguia fazer doces, sobremesas e bolos sem açucar?!

Pois bem, se eu consigo vocês também conseguem. É muito fácil de fazer, rápido e eficaz na sua execução. 



Ingredientes:

250g de farinha espelta branca

180g de tâmaras mazafati  

150 ml abóbora hokaido cozida

85g de azeite 

100ml bebida vegetal de aveia ou côco

1 colher sopa de fermento em pó

Raspa de uma laranja

flor de sal q.b.

xarope de ácer para pincelar as bolachas e dar uma bonita tonalidade


Preparação:

Cortar a abóbora aos cubos e deixar a cozer num tacho em água durante uns 20 minutos ou até estar completamente cozida. Retirar o excesso de água que ficou da cozedura e reservar. 

Na bimby, pulverizar durante um minuto as tâmaras com a farinha e acrescentar a raspa da laranja. Juntar numa taça, a abóbora cozida à temperatura ambiente, o azeite, a bebida de aveia e a pitada de sal. 

Mexer com uma vara de arames durante uns segundos e colocar o fermento. Juntar a massa numa bacia grande e cobrir com uma manta de forma a deixar assentar todos os ingredientes e ser mais fácil moldar com as mãos durante 50 minutos a uma hora.

Pré aquecer o forno a 160º durante uns 10 minutos. Moldar bolachas redondas com as mãos com a ajuda de um pouco de farinha para não agarrar nos dedos. E levar ao forno uns 15 a 20 minutos. Retirar ainda quentes e pincelar por cima com um pouco de xarope de ácer para ficarem com uma tonalidade amarelada e bonita. 

Ficam a parecer caramelizadas. Uma delícia de côr e sabor.

Servir com um chá de Lúcia Lima ou Erva Príncipe ao som de uma boa música, manta nas pernas e na melhor das companhias, família e amigos.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário