Bolo de Amêndoa com cenoura e côco


Este bolo foi feito com muito amor e carinho, sem adição de açucares processados, sem gorduras e sem ingredientes de origem animal.


Ficou pouco doce mas muito saboroso e um leve sabor aveludado a cenoura e côco que deixou um cheirinho no ar na minha cozinha que só sentindo.


As tâmaras medjool é que lhe dão o sabor doce em substituição dos açucares amarelo ou mascavado, que normalmente são os mais utilizados na confecção de doces e bolos.

Receita:

1 chávena farinha de espelta
1/2 chávena farinha de arroz
150 g tâmaras medjool 
1 chávena amêndoa moída na hora
1 chávena e meia bebida vegetal de amêndoa
1/2 chávena óleo de côco
1 colher sopa de sumo de cenoura
raspa de uma cenoura
1 colher de café de canela em pó
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher sopa de vinagre de sidra
1 pitada de sal

Preparação:

Na bimby ou num processador, colocar as farinhas juntamente com as tâmaras e pulverizar durante uns breves segundos. De seguida, juntar esta mistura num recipiente com a amêndoa moída, o sal, a canela e o fermento e mexer muito bem. 

Numa taça, adicionar a bebida vegetal de amêndoa, o óleo de côco, o sumo e a raspa de cenoura. Verter o preparado anterior para o recipiente onde estão as farinhas e bata com uma vara de arames durante um minuto para que todos os ingredientes sejam bem incorporados. 

Unte uma forma, polvilhe com óleo e farinha e verta o preparado por cima. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair seco. Desenforme o bolo depois de arrefecer.

Para a cobertura, colocar num tacho uma chávena de bebida vegetal de amêndoa e metade de uma tablete de chocolate com 70% de cacau, mexer bem até a mistura ficar com uma consistência cremosa, apagar o lume e verter por cima do bolo. 

Polvilhar com amêndoas picadas ou inteiras. Se pretender adoçar pode acrescentar uma colher de sopa de xarope de ácer ou geleia de milho. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário