Bolo de Courgete e Côco com Canela


Hoje o meu blog faz 5 meses de existência, e tal como tenho feito desde que iniciei este meu projecto, gosto sempre de fazer uma receita para comemorar esta data tão especial.

No entanto, como fiz aniversário dia 15 de Novembro, acabei por fazer um bolo caseiro à base de courgete e côco com limão e canela.


Gostei tanto da receita que acabei por fazer o mesmo recheado em calda de chocolate com 85% de cacau acompanhado por bebida vegetal de arroz.

Este bolo também pode ser consumido nesta altura da época festiva porque fica muito bonito com o côco ralado por cima do cacau vegetal.




Receita:

200g de courgete ralada
200g farinha de espelta branca
1 chávena côco ralado
150g açucar mascavado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de vinagre de sidra
1/2 colher chá de sal
1 colher de chá canela em pó
150ml óleo de côco
farinha de arroz para untar a forma
2 colheres chá raspa de limão

Colocar numa taça a courgete ralada e o vinagre com o óleo de côco e o açucar mascavado. Noutra taça peneire a farinha de espelta com o sal e o fermento em pó. Junte o côco ralado. Entretanto, pré aqueça o forno.

De seguida, adicione a raspa do limão juntamente com a canela e mexa devagar com uma vara de arames. Junte o conteúdo da taça da courgete à taça da mistura da farinha e incorpore tudo muito bem. Coloque o bicarbinato de sódio no final e mexa com a vara de arames uns 3 segundos.

Numa forma untada com óleo de côco e farinha de arroz adicione a mistura da massa e deixe cozinhar a 180º durante uns 45 minutos. Quando terminar, desenforme quando arrefecer.

Para a cobertura, num tacho ao lume fazer uma calda de chocolate com 85% de cacau e bebida vegetal de arroz. Espalhar por cima do bolo e decorar com o que mais gostar. Decorei com cajus, amêndoas e nozes.


Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário