Rolo de Seitan com Lentilhas e Legumes


Fiz este rolo de seitan com lentilhas e legumes na casa dos meus pais quando lá fui passar este Natal. 

Levei todos os ingredientes, e enquanto lá por casa todos se preparavam para a ceia de Natal, eu confeccionava a minha refeição vegetariana muito feliz e contente, com toda a calma e sem pressas. 

Fiquei muito feliz porque na minha família, se no início era estranho esta minha escolha, hoje em dia, já se torna uma coisa banal e normal, pois aceitam que as minhas escolhas sejam diferentes das deles e já não questionam tanto. 

E depois fiquei muito contente porque provaram e gostaram muito do rolo de seitan. Ainda fiz mais umas quantas receitas que vou colocar aqui no blog à medida que me seja possível.

E aqui fica a receita.

Ingredientes:

500 g de Seitan (embalagem da marca Biodharma)
2 chávenas de lentilhas castanhas demolhadas devidamente de véspera
1 alho francês pequeno
1 cenoura 
1 courgete
2 cebolas
2 dentes de alho
2 folhas de louro
2 ou 3 tiras de pimento vermelho 
150g de feijão verde
3 tomates frescos
Batatinhas no forno com azeite, pimentão doce e tomilho
Uma pitada e a gosto de pimentão doce, alho em pó, açafrão, tomilho e cominhos

Preparação:

Pré aquecer o forno a 170º. 

Comecei por fazer um refogado com azeite, a folha de louro e a cebola muito bem cortada finamente num tacho e acrescentei o seitan cortado às fatias mais ou menos 1 centimetro de diâmetro. 

Juntei ao preparado o tomate fresco cortado aos bocados, as especiarias e o tomilho e mexi bem para refogar um pouco até o seitan ficar com uma tonalidade amarelada. 

Retirar do lume o refogado com o tomate para uma taça para ser utilizado mais tarde.

Colocar o seitan num recipiente de ir ao forno e reservar.

Entretanto, deitei a água da demolha das lentilhas fora, passei por água para limpar e refoguei-as com azeite, louro e cebola num tacho até ficarem com uma textura mole mas não em puré. 

Juntei pimentão doce, alho em pó e uma colher de café de cominhos para dar sabor. Adicionei as tiras de pimento vermelho, o alho francês cortado finamente, a courgete aos cubos e a cenoura picada bem fininha. Deixei cozinhar mais um pouco com a tampa. 

De seguida, acrescentei uma chávena de água a ferver para as duas chávenas de lentilhas até cozinhar bem. Apagar o lume e reservar.

Num tacho, adicionei água a ferver com uma pitada de flor de sal e juntei o feijão verde para cozinhar apenas uns minutos. Cortei uns dentes de alho e coloquei por cima do feijão regando com um pouco de azeite caseiro por cima.

No recipiente de ir ao forno, adicionei as tiras de seitan de forma a ficarem juntas em forma de rectângulo, no meio coloquei o preparado das lentilhas com os legumes, por cima coloquei mais umas tiras para ficar em forma de rolo e reguei com o molho do refogado em tomate. 

Levar ao forno durante uns 15 minutos. De vez em quando, abrir o forno e regar com o molho de tomate.

Num prato, colocar uma fatia do rolo de seitan com lentilhas e legumes, juntar um pouco de feijão verde e umas batatinhas feitas no forno em azeite com pimentão doce e tomilho.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário