Sonhos de Abóbora


Recordo-me de fazer sonhos de abóbora e de cenoura com a minha avó pelo Natal. Tenho muitas recordações felizes desta época e também muitas saudades dos tempos da minha infância, quando iamos as duas para a cozinha e colocavamos "literalmente" a mão na massa. 

Era uma altura muito alegre tanto para mim como para ela, porque apesar de sermos mais mulheres que homens na nossa família, nem todas elas gostam de cozinhar, e quando a minha avó um dia reparou que eu gostava de estar ao pé dela a vê-la cozinhar entre tachos e panelas, começou a passar-me algumas das suas receitas que eu muito carinhosamente fui apontando nos meus cadernos de culinária. 

Esta receita original apesar de levar ovos e leite, eu substitui por sementes de linhaça em água que é um dos substitutos dos ovos, pois na alimentação vegetariana tudo se consegue fazer sem ingredientes de origem animal.

Aqui fica a minha versão vegetariana dos sonhos de abóbora da minha avó.


Ingredientes:

400 g de abóbora hokkaido cozida  

150 g açucar de côco ou mascavado (para adoçar de forma mais saudável podem substituir o açucar por tâmaras, bastando pulverizá-las na bimby ou num processador juntamente com a farinha durante uns segundos)

200 g farinha de espelta branca ou integral

1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas na hora em duas colheres de sopa de água morna

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de flor de sal

raspa de uma laranja grande e doce

8 colheres de xarope de ácer 

4 colheres de côco ralado 


Preparação:

Cortar a abóbora hokkaido aos bocados, retirar as pevides e levar um tacho ao lume para a deixar cozer completamente durante uns 20 minutos.

Escorrer a abóbora com a ajuda de um garfo o mais possível para lhe ser retirada toda a água do cozimento enquanto se vai desfazendo. 

Numa taça, juntar o açucar, a raspa da laranja, a linhaça e o sal mexendo um pouco. Juntar a farinha e continuar a mexer bem para incorporar todos os ingredientes. 

Retirar pequenas porções do preparado com duas colheres de sopa para poder moldar pequenos sonhos. 

Fritar num tacho com o óleo de côco ou óleo de girassol.

Retire os sonhos para uma travessa e vá regando com o xarope de ácer e salpicando por cima com um pouco de côco ralado.

Deve render uns 20 sonhos. 

Bom Natal e Próspero Ano de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário