Pataniscas de millet com alho francês e pimento vermelho


E quando se junta millet, alho francês e pimentos o que se faz?!
Fazemos pataniscas, pois está claro...ahahahahah... 

Se existe comida que para mim é chamada de reconfortante é esta...PATANISCA.

Sei que o millet, o único cereal alcalino existente, pode ser um ingrediente estranho para muitos de vocês, mas posso acrescentar que podemos fazer com ele uma série de receitas deliciosas. 

Desde papas para o pequeno almoço, burgueres, bolinhos salgados, pataniscas ou até cozinhar tal como fazemos com o arroz normal.

O millet ou milho painço, tal como é chamado, é um cereal muito versátil, suave e nutritivo. Considerado um dos poucos cereais alcalinos, é uma óptima ajuda para o nosso estômago, digere-se muito facilmente e não contém glúten, o que o torna apto para quem tem problemas digestivos.


Receita:

1 chávena de millet demolhado de véspera
1 tira de pimento vermelho
1 alho francês pequeno
Metade de uma cebola roxa 
1 fio de azeite caseiro
fariha de aveia q.b. com um pouco de bebida vegetal de aveia
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de amido de milho para 6 de água (costumo fazer com linhaça mas desta vez fiz assim)
1 colher de chá de curcuma, pimenta preta, paprika
1 pitada de gengibre fresco ralado
1 molho de salsa




Preparação:

Cortar os legumes bem fininhos e reservar.
Num tacho adicionar um fio de azeite e a cebola roxa, deixar alourar uns segundos, juntar o millet e deixar cozinhar até absorver bem a água. Deixar arrefecer completamente.

Numa taça, juntar farinha de aveia, o amido de milho e as especiarias, ralar um pouco de gengibre fresco, mexer muito bem com as mãos até dar liga, adicionar a bebida vegetal de aveia, depois os legumes cortados e mexer mais um pouco. 

Fazer umas bolinhas com as mãos e achatá-las de modo a ficarem como nas imagens. Levar um fio de azeite a uma frigideira, e ir colocando cada patanisca para cozinhar uns 3 minutos de cada lado. 

Quando terminar, deixar arrefecer. Eu prefiro mais mornas ou quase frias. 

Também fiz algumas no forno pré-aquecido a 170º e não se quebraram, basta juntar amido de milho e aveia ou linhaça bem como farinha de grão que une os ingredientes todos. 


Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário