Biscoitos de Cinnamon Rolls sem glúten


A Páscoa está à porta, e como tal, já ando a testar receitas que melhor se enquadrem para esta época do ano. 

Andava nas minhas pesquisas, quando lembrei de fazer uma espécie de bolos pequenos, que são muito conhecidos na América e que se chamam cinnamon rolls ou rolos de canela como são carinhosamente chamados por cá.

Costumo comer quando vou ao Ikea fazer compras e encontram-se na zona de restauração quando se pede um café ao balcão. 

Mas sempre achei que eram muito doces, demasiado industrializados e com muito glúten na mistura de farinhas.


E por essa razão, meti na cabeça que tinha de fazer uma receita semelhante mas que não levassem ovos, lacticínios ou glúten.

Mas depressa percebi, que ficaram em ponto de biscoito, em vez de ficarem com uma massa mais fôfa e macia. Claro que isso só podia ter acontecido porque esta receita leva apenas farinha de arroz, millet, trigo sarraceno e milho.

Para uma próxima receita, irei utilizar farinha de araruta ou de kamut, já que são igualmente consideradas farinhas sem glúten.




E agora a receitinha ❤

280 g mistura de farinhas (arroz, milho e trigo sarraceno)
180 g farinha de millet
60 ml bebida de amêndoa morna
120 ml água morna
3 colheres de sopa açucar de côco
15 g fermento biológico
1 "ovo" de linhaça para duas colheres de sopa de água morna
45 g margarina vegetal derretida 
1/4 colher chá de flor de sal

Recheio:

50g de açucar de côco
45g de margarina à temperatura ambiente
45g canela em pó

Cobertura:

120 ml bebida de amêndoa
30g margarina vegetal 
3 colheres de sopa amido de milho
1 pau de canela
1 casca de limão
3 colheres açucar de côco




Preparação:

Colocar numa taça de vidro o "ovo" de linhaça mais a bebida de amêndoa e a água morna com o fermento e o açucar de côco. Mexer com uma vara de arames durante uns segundos.


Juntar os restantes ingredientes de seguida e "sovar" a massa com as mãos durante 2 minutos. Deixar descansar dentro da taça em ambiente quente e seco uns 30 minutos ou até dobrar de volume.


Abrir a massa em forma de rectângulo com a ajuda de um rolo de cozinha. Pincelar a massa por cima com a margarina amolecida e juntar a mistura de açucar de côco com canela.


Fazer um rolo a partir de uma ponta da massa até à outra. Cortar em circulos de 2 dedos e deixar a massa levedar por 30 minutos num local seco. Assar em forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos.


Colocar num tacho todos os ingredientes para fazer a cobertura e mexer bem com uma vara de arames até ficar em ponto de creme.


Deixar arrefecer os rolos de canela e verter a cobertura por cima com a ajuda de um saco de pasteleiro fazendo pequenos riscos ou com um garfo.

Deliciem-se com um cházinho de tomilho ou lúcia lima.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário