Cogumelos Pleurotus em creme de cajus com veganchee de tomate


E quando juntamos uns deliciosos cogumelos pleurotus com legumes, creme de cajus e veganchee de tomate da minha querida Mónica Venda, só podia dar nesta mistura explosiva de côr e sabor.

A Mónica Venda veio demonstrar mais uma vez que os seus queijinhos veganos são uma delícia e ficam bem em qualquer refeição sendo ou não vegetariana. 

A textura e sabor característico deste veganchee de tomate faz lembrar queijo derretido para pizzas. Pelo menos para mim é o que o meu paladar sente quando aprecia este sabor.


Experimentem que não se arrependem, tanto em tostas como num pão caseiro de mafra ou alentejano, bem como na confecção de receitas, ficam sempre bem e deixam um aroma fantástica em qualquer prato.


Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada (comprei no Lidl) 
300g de cogumelos pleurotus
200g de cajus crus demolhados de véspera
2 tiras grandes de 1 pimento vermelho
1 courgete
1/2 beterraba pequena
1 beringela
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 fio de azeite caseiro
flor de sal q.b.
azeite caseiro q.b.
4 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de polvilho azedo
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 queijo VeganChee de tomate da Mónica Venda
Temperos: curcuma, pimenta preta, pimentão doce e ervas de provence 


Pré aquecer o forno a 100º uns 10 minutos.

Salteei os cogumelos pleurotus com os restantes legumes cortados aos cubos num wok com o azeite, os alhos e a cebola cortados em juliana mais a folha de louro. Adicionei os temperos com metade do veganchee de tomate ralado por cima e deixei a refogar durante uns minutos. Reservar.

Na bimby, juntei os cajus crus que tostei numa frigideira durante uns segundos, com um pouco de água e uma pitada de flor de sal mais os polvilhos com a levedura. 

Triturei na vel. 7 durante uns segundos até ficar em creme, e depois juntei o fio de azeite pelo bocal da bimby na vel. 4 durante de modo a ficar em ponto de maionese. Reservar.

Coloquei a massa folhada aberta numa travessa untada com óleo de côco e deitei o preparado dos cogumelos na metade da massa juntamente com um pouco de créme de cajus  mais as tiras de pimento vermelho cortadas aos cubos. 

Adicionei mais um pouco de veganchee ralado e fechei a outra metade da massa folhada. Pressionei bem de ambos os lados para não verter o créme durante o cozimento. Juntei mais um pouco de creme por cima da massa e ervas de provence. 

Levei ao forno na prateleira do meio a 150º durante uns 10 minutos e depois coloquei a 180º mais 15 minutos.


Acompanhar com um salteado de couve kale em alho e azeite ou legumes e salada da sua preferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário