Estufado de trigo sarraceno com cenouras e pimentos em feijão azuki e salada fresca


Comecei a gostar de trigo sarraceno quando descobri o segredo para que ficasse saboroso, solto e aromatizado. Nesta receita, explico como vou fazer, bem como as medidas e a forma de apreciarem este cereal que não tem nem trigo nem glúten.

Posso garantir-vos que se podem fazer receitas deliciosas com trigo sarraceno desde bolos, cookies, bolachas, papas de pequeno almoço, brownies, etc. Especialmente, gosto dele assim, cozinhado com leguminosas e legumes ou verduras com uma salada fresca.

Caso queiram experimentar, e não saibam onde podem comprar esta maravilha da natureza, basta acederem na loja Dona Vegana aqui do lado direito da página.

Têm outros tipos de produtos que podem encomendar e testar nas vossas cozinhas.


E agora a deliciosa receitinha ❤

1 chávena de trigo sarraceno demolhado de véspera
1 chávena de feijão azuki demolhado em água de véspera com uma tira de alga kombu (para retirar o excesso de fitatos)
1 tomate
1 pepino
mistura de alfaces e rúcula
1 cebola
2 ou 3 folhas de couve coração
flor de sal q.b.
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 fio de azeite caseiro
6 tiras de um pimento vermelho grande
1 cenoura 
vinagre balsâmico a gosto
temperos: curcuma, pimentão doce, pimenta preta, oregãos e ervas de provence


Preparação:

Colocar o feijão azuki num tacho a cozer com uma tira nova de alga kombu durante 40 minutos ou na bimby durante 20 minutos. Se quiser, deite umas folhas de couve coração a meio da cozedura que ajuda na digestão. Reservar.

Noutro tacho, adicionar um fio de azeite com a folha de louro sem o veio do meio, a cebola e o alho cortados finamente e deixar alourar uns segundos. Colocar os temperos de seguida, mexer mais um pouco e juntar o trigo sarraceno com a ajuda de uma colher de pau. 

Adicionar água a ferver e cozinhar com tampa até que a água evapore por completo. A meio do cozimento colocar as tiras de pimento e as cenouras cortadas aos cubos.

Dispôr num prato a salada fresca de alface, o tomate e o pepino mais o trigo sarraceno e o feijão azuki. Colocar um fio de vinagre balsâmico com os oregãos por cima ou os temperos a seu gosto.

Bom apetite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário