Pizza Vegetariana


Para quem gosta de pizza sabe tão bem como eu que o segredo está na massa. Claro que depende do gosto de cada um, isso está claro. Pois muitos de nós gostam da massa mais alta e outros mais baixa, apreciam uma pizza mais ou menos estaladiça e ainda gostam mais daquele ou de outro ingrediente. 

Eu gosto da massa mais alta e foi assim que fiz desta vez, mas numa próxima receita, irei fazer com a massa mais fina.

Contudo, e por mim falo, se a massa não tiver cogumelos, tomate, pimentos vermelhos ou amarelos e azeitonas perde a graça. 

Para mim, pizza que é pizza, deve ter estes ingredientes, não só porque juntos dão aquele sabor e aroma especial, mas porque são alimentos que combinam muito bem entre si. E por isso, decidi fazer uma pizza vegetariana com estes ingredientes mas sem qualquer produto de origem animal.


Normalmente, a pizza é feita com ingredientes pouco aconselháveis, e por isso sei como é complicado para um vegetariano ou vegano comer uma pizza fora de casa ou até mesmo caseira. 

E vai daí, comecei a pensar como faria essa pizza vegetariana cheia de comida do bem, com queijos veganos, que possam ser levados ao forno e deixar a massa crocante e estaladiça, tal como é deixado pelos outros queijos normais.

Hoje em dia, já se encontra queijos veganos nas grandes superfícies dos mais variados sabores, desde castanha de caju a amêndoa, amendoím ou até mesmo castanha normal.

Desta vez, usei um queijo de amêndoa vegano que comprei num estabelecimento comercial e um creme de cajus que fiz que ao cozinhar no forno fica muito cremoso e saboroso. 

Depois de alguns testes, saiu esta receita de massa de pizza, que contém glúten pois ainda estou a experimentar outras farinhas. No entanto, fica já combinado que da próxima vez que fizer já vai ser diferente e na mesma delicioso.


Receita:

1 chávena de farinha espelta branca
1/2 chávena de farinha centeio integral
1 colher de sopa fermento biológico
1/2 colher de manjericão seco
Flor de sal q.b.
1/2 limão
1 chávena de água morna
3 tomates grandes para fazer o molho de tomate caseiro 
1 cebola pequena
2 dentes de alho 
1 chávena de cajús devidamente demolhados em água de véspera
vegetais e verduras da sua preferência: eu usei uma embalagem de cogumelos brancos, metade de um pimento amarelo, um tomate às rodelas, cebola às tiras, umas 8 azeitonas sem caroço e 3 rodelas de tomate desidratado.
Topping: queijo vegano de amêndoas e creme de cajus crús



Preparação:

Cortar os tomates e as azeitonas às rodelas e fazer o mesmo procedimento com o pimento amarelo e os cogumelos, sendo que estes dois últimos devem ser cortados às tiras pequenas. 

Num wok, saltear os cogumelos com os pimentos amarelos em azeite e alho com uma pitada de noz moscada e pimentão doce. Reservar numa taça.

Para fazer o creme de cajús na bimby, basta colocá-los lá dentro com um pouco de água para que fique com uma textura cremosa, uma pitada de flor de sal, 3 colheres de molho de tomate caseiro, umas gotas de limão e uma pitada de ervas de provence. Triturar tudo muito bem uns breves segundos, depois colocar um fio de azeite pelo bucal da bimby mais uns segundos e está pronto. Reservar.


Para fazer o molho de tomate caseiro, basta cortar uns dois ou três tomates grandes para um tacho com um fio de azeite e uma cebola cortada finamente. Deixe refogar uns minutos mexendo sempre. Acrescente uma pitada de flor de sal e água morna para não agarrar. Polvilhe com um toque de noz moscada e está pronto. Reserve.

Na bancada da sua cozinha, junte duas chávenas da farinha peneirada mais o fermento, com o manjericão e a flor de sal. Abra um espaço no meio e vá adicionando aos poucos a água morna misturando de forma delicada com as mãos até que a massa fique toda incorporada. 

Aos poucos, vá colocando a restante farinha enquanto mistura bem a massa com as mãos. Pode parar de adicionar farinha quando verificar que a massa já não está mais colada aos seus dedos. 

Cubra a massa com uma toalha seca, deixe levedar num local seco ou leve ao forno no mínimo para que a massa possa dobrar de volume.


Polvilhe uma superfície lisa que pode ser a bancada da sua cozinha e com um recipiente redondo dê um contorno redondo em forma de uma pizza à sua massa. Também pode ser feito no recipiente onde vai levar a pizza ao forno. 

Transfira o preparado para uma forma redonda, untada com óleo de côco e disponha por cima o molho de tomate caseiro, de seguida todos ingredientes cortados consoante a sua preferência. Espalhe de novo um pouco de molho de tomate, cubra com o creme de cajus mais o queijo vegan de amêndoa e em seguida termine com os restantes ingredientes.

Pode finalizar com manjericão, tomilho ou óregãos secos por cima e leve ao forno por 220º durante uns 25 a 30 minutos ou até que comece a dourar.

Quando terminar, adicione folhas frescas de espinafres, acelgas ou nabiças. E está pronto a ser servido.

Sem comentários:

Enviar um comentário