Folar de Páscoa Veganito


A páscoa foi à três dias, mas só hoje consegui vir aqui publicar a receita do folar veganito que fiz para este ano. Ficou com uma textura fôfa e aveludada mas ao mesmo tempo com uma consistência crocante por cima e muito saborosa por dentro .

A minha avó materna costumava fazer uns folares maravilhosos e esta receita também é um pouco dela, contudo alterei alguns ingredientes para ficar mais aproximado ao vegetarianismo.

Sabe-se que os folares são em forma de ninho e reza a tradição que deve ser colocado um ovo no meio. No entanto, desde que faço receitas vegetarianas que junto por cima do folar uma laranja, uma maçã ou até mesmo um limão. 

Faço isso por mera informação, para demonstrar que existem outras alternativas que não seja colocar um ovo no meio do folar pascal. E lá por sermos vegetarianos, não quer dizer com isso que a nossa comida não possa ser igual à mais convencional. 

Não sou muito dada às tradições, mas quando faço uma receita que apela a uma época festiva, tento sempre fazê-la à minha maneira substituindo os ingredientes que sejam de origem animal por outros de origem vegetal.

E porque não um folar veganito cheio de ingredientes do bem?! 



Aqui vai a receitinha ❤

350 g farinha de espelta branca
150 g farinha de espelta integral
10 g de fermento de padeiro seco 
75 ml óleo de côco derretido
250 ml bebida vegetal de amêndoa morna
1 colher de chá flor de sal
150 g açucar amarelo
1 colher de sopa canela em pó
1 colher sopa erva doce em pó
raspa de uma laranja 
sumo de meia laranja

Coberturta:

3 colheres de sopa de amido de milho 
100 ml bebida vegetal de amêndoa
1 pau de canela
1 casca de limão
3 colheres de sopa manteiga vegetal
5 colheres de sopa xarope de ácer ou xarope de tâmaras



Preparação:

Colocar a bebida de amêndoa morna numa tigela, juntar o fermento de padeiro e mexer um pouco. Reservar 10 minutos até a massa crescer de volume. 
Numa taça adicionar as farinhas, o sal, o açucar, a erva doce mais a canela e a raspa de laranja. 

De seguida, abrir um buraco no meio da massa e deitar a mistura de bebida de amêndoa com o fermento mais o óleo de côco derretido e o sumo da meia laranja. Misturar tudo muito bem com as mãos durante uns 5 minutos de forma a ficar com uma massa elástica e leve. 

Tapar de imediato o recipiente com uma toalha ou pelicula aderente e levar a um local seco, eu costumo colocar dentro do meu forno fechado e apagado durante 1h e 30 minutos. 

Após o tempo terminado retirar a massa para uma superfície lisa e fresca que pode ser a bancada da vossa cozinha, polvilhar com farinha e trabalhar a massa até se despegar dos dedos. 

Nesta altura, pode escolher o tipo de folar que pretende, quer seja em forma de ninho, entrançado, quadrado, redondo, em formas mais pequenas, etc. 

Eu escolhi em forma de entrançada larga porque fica maior e mais bonita. Para a trança basta fazer três rolos com a massa e juntá-los uns em cima dos outros. Pré aquecer o forno a 100º uns 3 minutos. 

Colocar a trança num recipiente forrado com papel vegetal ou um pouco de manteiga vegan e deixar a assar por uns 30 ou 35 minutos dependendo do forno. 

Retirar o folar entrançado e quando ficar morno preparar a cobertura levando um tacho ao lume com todos os ingredientes e com a ajuda de uma vara de arames mexer até começar a ferver. 

Deitar a cobertura por cima, um pouco de canela em pó e côco ralado. 



Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário