Ovo de Páscoa Veganito


Faz hoje uma semana que se comemorou a Páscoa, uma altura onde se costuma fazer uma série de receitas baseadas nessa época festiva. Desde ovos da páscoa, folares a bolos tradicionais, tudo se faz para que essa data seja bem recebida por todos.

Confesso que não dou muito valor a estas datas comemorativas, pois não me fazem muito sentido, no entanto, é sempre uma boa altura para se realizar uma receita fresca, doce e que já apetece para estes dias que vão ficando cada vez mais solarengos.

Sempre tive aquela vontade de fazer um ovo de páscoa, imaginei muitas vezes como iria fazê-lo, como faria para que ficasse com aquela textura crocante e deliciosa logo à primeira dentada.

Mas depois pensava: " Como fazer um ovo de chocolate que fique parecido com o tradicional mas sem nenhum ingrediente de origem animal?! "

Depois de algumas pesquisas, decidi fazer uma receita simples mas cujo sabor estivesse lá todo, com alimentos frescos e deliciosos, que todos pudessem provar e experimentar, sendo algo diferente mas comestível, agradável e equilibrado.

Podem experimentar fazer esta receita sem o chocolate que fica igualmente bom, mas em vez de chamarem ovo de páscoa com chocolate podem fazê-lo como um "nice cream" que é o nome que se dá a gelado de fruta congelada.

Para fazer este ovo de páscoa basta obter um recipiente que seja semelhante a uma metade de um ovo, para que seja mais fácil moldar o chocolate. Podem também comprar moldes pela internet que sejam recicláveis. 

Eu pessoalmente não encomendei, porque consegui encontrar numa loja estas taças bonitas com o formato certo que eu precisava para realizar a receita. depois de algumas tentativas saiu este ovinho veganito cheio de alimentos bons, saudáveis e coloridos ❤


Receita:

1 embalagem de chocolate 85% de cacau 
5 bananas congeladas 
1 pitada de canela 
1 mão cheia de cajus crus demolhados de véspera  
1 fio de xarope de tâmaras 
1 mão cheia de côco cru laminado 
1 chávena de frutos vermelhos 
1 fio de maple syrup 
Uma mão cheia de pepitas de chocolate preto para decorar


Preparação:

Juntar o chocolate numa taça dentro de um tacho com água até derreter em banho maria. Adoçar com um fio de xarope de tâmaras. E reservar até ficar morno. 

De seguida, colocar o creme de chocolate à volta das taças de ovo com a ajuda de uma colher. Levar ao congelador por 10 minutos e depois da segunda camada mais 20 minutos. 

Deixar ficar lá dentro até terminar a segunda etapa da receita. Num tacho juntar os frutos vermelhos com um pouco de água e adoçar com um fio de maple syrup, mexendo até ferver e ficar uma mistura cremosa. Reservar até ficar completamente frio. 

Na bimby triturar as bananas congeladas juntamente com os cajus e juntar a canela. Retirar as tacinhas do congelador e adicionar uma camada do creme de frutos vermelhos e uma camada do preparado de caju e bananas. 

Decorar com o côco laminado, as pepitas de chocolate e um fio do xarope de tâmaras. Levar de novo ao congelador por umas horas. Comer à dentada :)


Sem comentários:

Enviar um comentário