Bolo de "pão sem queijo" com mandioca e batata doce em alecrim


Este bolo salgado foi feito a pensar em pãezinhos sem queijo, os brasileiros costumam chamar de pão de beijo pois não tem qualquer ingrediente de origem animal e fica super saboroso. 

Só que quando pensei em fazê-los quis testar de maneiras diferentes e no final saiu este pão sem queijo grande e por isso dei o nome de bolo de pão sem queijo.

Já fiz uma série de receitas deste pãozinho e ficam sempre muito gulosos e bons para um lanchinho entre amigos e família. Gosto de acompanhar com doce de abóbora, tomate ou manteigas vegan.


Neste caso, a mandioca e a batata doce serviram de mote para esta receita, pois normalmente utilizo apenas um destes tubérculos, só que tinha um resto de batata doce já cozida e resolvi adicionar aos restantes ingredientes.

A mandioca é muito versátil, deixando os nossos cozinhados mais aprimorados e com uma textura semelhante a queijo tipo mozzarela, dependendo dos pratos que estivermos a cozinhar. 

Quando cozemos este tubérculo, nem sequer pensamos nas inúmeras possibilidades que temos para fazer óptimos cozinhados. Se acrescentarmos polvilho doce ou azedo que são farinhas que provêm da mandioca ainda melhor, porque vai concentrar todo o seu sabor naquele prato. 

Aqui fica a explicação de como utilizar os polvilhos doce e azedo.


E agora a receitinha ❤

500 g de mandioca previamente cozida e amassada
250 g de batata doce previamente cozida e amassada
375 g de polvilho azedo
375 g de polvilho doce
120 ml de azeite caseiro (pode usar óleo de girassol ou outro da sua preferência)

250 ml de água bem quente
1 colher sopa de flor de sal
120 g levedura de cerveja ou levedura nutricional (usei a primeira)
1 pitada de alecrim 
1 pitada de curcuma 

Se quiser, pode ainda acrescentar nesta receita alguns dos seus temperos preferidos como queijos veganos, óregãos, tomilho, alecrim, curcuma, manjericão etc...


Preparação:

Cortar os tubérculos aos cubos e deixar a cozer num tacho para ficarem com uma consistência cremosa. Levar os dois ingredientes a um processador ou bimby e processar um pouco até atingir uma massa homogénea. 

Num recipiente, juntar os restantes ingredientes e ir amassando com as mãos, tendo em atenção que a água deve estar bem quente para poder escaldar os polvilhos.

Quando verificar que a massa já está bem amasssada, untar uma forma com um pouco de óleo ou azeite e deitar todo o preparado lá para dentro. 

Levar o bolo ao congelador aproximadamente uns 30 minutos para ficar mais estaladiço e crocante por fora bem como mais fôfo por dentro.

Pré-aquecer o forno a 200º e levar o bolo salgado ao forno 20 a 25 minutos mas não mais que isso de modo a não ficarem muito secos.

Sem comentários:

Enviar um comentário